Otoplastia: quando ela pode ser indicada?


A otoplastia é a cirurgia plástica realizada para o tratamento das alterações estéticas da orelha e tem como finalidade melhorar suas simetrias e seus formatos.

Quais são as indicações para a otoplastia?

A cirurgia de otoplastia é indicada em vários casos: microtia (ausência de orelha ou orelha muito pequena), macrotia (orelha muito grande), orelha constrica (dobras anormais), assimetria, reversão de deformidades causadas por brincos ou alargadores, orelha de lutador.

Porém, a mais comum é para o tratamento das orelhas proeminentes, popularmente conhecidas como “orelhas de abano”. Na maioria das vezes, tal alteração é bilateral e a cirurgia é realizada nas duas orelhas, mas, em alguns casos específicos, pode ser unilateral e realizada apenas em uma delas.

Qual é a idade para se fazer a otoplastia?

Quando falamos das crianças, com relação à orelha de abano, o incômodo passa a ocorrer por volta dos 6 anos de idade, coincidindo com a idade escolar, principalmente em virtude do “bullying”.

Mas é importante que a criança já entenda que passará por um procedimento cirúrgico para que ela possa colaborar com os cuidados do pós-operatório, diminuindo riscos de intercorrências.

O momento correto para o paciente programar a cirurgia ocorre assim que as alterações estéticas em suas orelhas começam a incomodá-lo.

A otoplastia é uma cirurgia simples?

Sim! É uma cirurgia de baixa complexidade, que dura, em média, 1 hora e 30 minutos.

Em pacientes adultos, a anestesia pode ser apenas local ou local com sedação; nas crianças, sempre será feita com sedação ou anestesia geral, a depender da avaliação do anestesista.

E quais são os cuidados pós-cirúrgicos?

Quando a otoplastia for realizada com anestesia local, após o término do procedimento cirúrgico, o paciente já poderá ir para a casa. Mas quando o procedimento for associado a uma sedação ou anestesia geral, o paciente ficará em observação hospitalar por algumas horas, mas voltará para casa no mesmo dia.

Após 48 horas, o curativo deve ser retirado e uma faixa elástica ou bandana deve ser mantida por 30 dias, sendo retirada apenas para o banho.

Depois dos 30 dias iniciais, essa faixa será utilizada apenas para dormir por mais 30 dias.

O pós-cirúrgico costuma ser tranquilo e o paciente costuma se recuperar bem.

A otoplastia deixa cicatriz?

Por se localizar atrás da orelha, no sulco formado entre ela e o crânio, a cicatriz dessa cirurgia é praticamente invisível.

Além disso, como se trata de uma região em que a pele é muito fina, a própria cicatriz tende a ficar imperceptível.

Vale ressaltar que cada caso é um caso. Portanto, marque uma consulta com nossos especialistas para esclarecer todas as suas dúvidas e obter um diagnóstico preciso para fazer sua cirurgia com total segurança.

Comentários Fechados