O que é diástase abdominal, quais são os sintomas e como tratar.

A distensão da musculatura do abdômen pode levar a dores na região lombar, saiba como identificar ela e quais são os tratamentos

A diástase abdominal, também chamada de diástase dos músculos retos abdominais, geralmente acontece durante ou após a gravidez.

Ela é caracterizada pelo afastamento dos músculos retos abdominais e do tecido conjuntivo, na região da linha nigra ou alba, causada por uma fraqueza do músculo abdominal, e levando ao surgimento de sintomas como saliência abaixo ou acima do umbigo ou flacidez na barriga.

Sintomas da diástase abdominal

Alguns dos sintomas que surgem são a saliência no abdômen, acima ou abaixo do umbigo, principalmente ao levantar algum peso, tossir ou agachar. A flacidez excessiva na barriga e fraqueza abdominal também podem ser sintomas da diástase, além da dificuldade para levantar objetos ou realizar atividades do dia a dia.

Mas o diagnóstico da diástase abdominal precisa ser feito por um profissional, através do exame físico, avaliando as características dos músculos abdominais, além da presença dos sintomas.

É muito importante a avaliação de um médico porque o afastamento pode chegar a 10 cm de distância, e o médico vai indicar o tratamento mais adequado.

Como corrigir a diástase abdominal

Os tratamentos devem ser orientados pelo médico e variam de acordo com o grau de afastamento dos músculos abdominais. Uma das principais opções de tratamento para corrigir a lacuna abdominal é a cirurgia, que geralmente é indicada quando o afastamento dos músculos retos abdominais é maior que 5 cm.

O procedimento consiste no reposicionamento da musculatura. Nessa cirurgia os músculos são costurados, por meio de uma sutura realizada por um cirurgião-plástico.

Segundo o Dr. Esaú Ferraz, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a recuperação depende de uma boa cicatrização da cirurgia, e do acompanhamento médico de 3 a 4 meses com curativo. Além disso, a boa atuação do doutor especialista é essencial para que esse processo seja o mais tranquilo possível.

A partir de 60 dias após a cirurgia é permitida a realização de exercícios físicos pós-abdominais para ajudar no tratamento e na recuperação.

Para mais informações, pode ficar à vontade para marcar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.

Comentários Fechados