Essa cirurgia busca tirar aquela gordura localizada que pode incomodar muitas pessoas. Saiba mais sobre como é feito esse procedimento!
A miniabdominoplastia é uma técnica usada para corrigir a flacidez e o excesso de pele e gordura localizada na parte inferior do abdômen, abaixo do umbigo. Geralmente é indicada para pacientes que estão no peso ideal, mas se incomodam com o volume nessa área. Se interessou pelo procedimento? Então, continue a leitura para saber mais!
O que é a mini abdominoplastia?
A mini abdominoplastia é uma cirurgia plástica para remover a gordura localizada, a pele em excesso e aquela flacidez na região infraumbilical suprapúbica. A gordura e pele retiradas geralmente são aquelas difíceis de serem eliminadas, após as gestações onde o ganho de peso foi moderado.
Indicações para fazer o procedimento
Normalmente, essa técnica é indicada para pacientes dentro do peso ideal, mas que estão insatisfeitas com uma pequena flacidez na região infra umbilical (abaixo do umbigo), com ou sem diástase dos músculos reto abdominais.
Pacientes com a pele clara, fina, com facilidade de ter estrias, podem ter uma propensão maior para uma flacidez mais acentuada, mas isso não é uma regra. Porém, um dos fatores mais importantes na geração de flacidez, é o tamanho da distensão do abdômen, que está diretamente relacionado com o ganho de peso na gestação.
Mulheres que engordam menos durante esse período, dificilmente terão uma flacidez grande, porque a pele sofre pouco e o músculo fica laceado apenas abaixo do umbigo, causando estrias pouco frequentes.
Já as pacientes que engordam de forma moderada, podem ter estrias mais frequentes e consequentemente uma flacidez também.
E nos casos em que o ganho de peso é acima de 20kg, a flacidez grande é quase uma regra, apresentando músculos bem afastados, estrias mais abundantes e muitas vezes grandes dobras de pele ao se sentar.
Esse procedimento tem uma indicação mais específica como podemos ver, buscando corrigir aquela saliência que aparece como uma ‘’dobrinha’’, e que não é eliminada por meio de dietas ou exercícios físicos.
Como é feita a cirurgia
A miniabdominoplastia pode ser feita sob anestesia geral ou bloqueio locorregional (raqui ou peridural), o tempo de duração varia de acordo com cada paciente e o andamento da cirurgia. É comum alguns pacientes realizarem outros procedimentos em conjunto com essa cirurgia. Depois, o cirurgião plástico faz um corte na parte inferior da barriga, que geralmente é pequeno, mas pode ser maior, dependendo da área a ser tratada.
Através desse corte, o cirurgião consegue melhorar a pequena flacidez existente na região infraumbilical.
Por fim, o excesso de pele é retirado e suturado, esticando toda a pele da região e reduzindo a flacidez que existia no fundo da barriga, melhorando as características estéticas dessa região infraumbilical.
Além de garantir maior segurança, a miniabdominoplastia também permite que os pacientes retornem às suas atividades após um período de 8 a 10 dias, conforme a evolução da recuperação e avaliação do cirurgião plástico.
A cicatriz que se forma depois do procedimento é bem menor se comparada com a cicatriz da abdominoplastia total. Ela até se parece muito com uma cicatriz de cesárea, sendo um pouco maior e variando conforme o grau de correção que o paciente precisa. O melhor é que ela fica bem discreta e pode ser facilmente escondida.
Os resultados podem ser vistos, em média, com 6 meses, quando se espera que 90% do edema (inchaço) já tenha sido reabsorvido.
É importante ressaltar que para ter uma cirurgia de sucesso, com um pós-operatório e resultados satisfatórios, é fundamental escolher um cirurgião plástico com experiência e que seja de sua confiança.
Se quiser saber mais sobre a miniabdominoplastia, agende uma consulta com o Dr. Esaú!