ENTENDA O QUE É A RITIDECTOMIA E COMO ESSE PROCEDIMENTO FUNCIONA


Um dos principais benefícios da ritidectomia é a diminuição das rugas e linhas de expressão, oferecendo ao paciente um resultado eficiente e mais natural.

O rejuvenescimento facial é o objetivo de muitos pacientes após a meia-idade. Mas apesar dos cuidados diários e tratamentos estéticos, alguns casos só apresentam resultados satisfatórios quando é realizada a ritidectomia.

Esse procedimento, também chamado de lifting facial, consiste em uma técnica usada para o levantamento da face, combatendo e amenizando os principais sinais do envelhecimento do rosto e pescoço.

Os procedimentos inclusos na ritidectomia variam, porque eles dependem das necessidades de cada paciente, para isso, o médico vai identificar os sinais de envelhecimento, bem como as alternativas de intervenção.

Quais são as indicações do lifting facial?

O lifting facial é um procedimento estético e por essa razão é recomendado quando o paciente se sente infeliz e insatisfeito com a própria aparência. Ele é indicado para auxiliar na reconquista da autoestima e da satisfação pessoal.

Ainda que seja algo natural, o processo de envelhecimento pode ser mais severo com algumas pessoas por uma diversidade de fatores como, tendências genéticas, ação de radicais livres, maus hábitos alimentares e de vida, incluindo tabagismo, alcoolismo e sedentarismo.

Dessa forma, a ritidectomia é recomendada para combater sinais do envelhecimento como os sulcos faciais, flacidez, rugas de expressão severas e perda do tônus muscular.

Tipos de lifting facial

A cirurgia é direcionada para diferentes necessidades do paciente, podendo focar no terço superior (olhos e testa), terço médio (nariz e bochechas) ou terço inferior (lábio e pescoço). Além dessas distinções, o lifting facial pode ter diferentes tipos:

Minilifting: é uma versão reduzida da ritidectomia, com o mesmo objetivo geral, mas sendo focada em uma área menor da face;

Lifting temporal: usado para levantar a região temporal, incluindo o reposicionamento do supercílio e cauda da sobrancelha, combatendo o olhar cansado;

Lifting frontal: indicado para tratamento das rugas da região da testa e da musculatura próxima, incluindo os pés de galinha;

Lifting cervical: esse procedimento visa a amenização de rugas e flacidez tanto da face quanto do pescoço;

Lifting endoscópico: o objetivo dessa técnica é entregar os mesmos resultados do lifting tradicional, mas com um trauma cirúrgico menor, reduzindo o pós-operatório e as cicatrizes.

A definição de qual técnica é a mais adequada depende de uma avaliação detalhada feita pelo cirurgião plástico que vai investigar as insatisfações do paciente, e verificar qual método melhor atende essas demandas.

Como é feito o procedimento

O primeiro passo é fazer a consulta pré-operatória com o cirurgião plástico para avaliar o quadro de saúde e as indicações para a cirurgia. Se estiver tudo certo, o procedimento será explicado detalhadamente pelo especialista.

Para a cirurgia, é utilizada a anestesia local com sedação, o cirurgião realiza uma incisão no couro cabeludo que vai de orelha a orelha para reposicionar as estruturas faciais e remover o excesso de pele. O especialista poderá fazer modificações musculares e da membrana para um resultado melhor.

Posteriormente, a incisão é fechada e é usada uma bandagem no local para evitar sangramentos e proteger o local do corte.

Cuidados no pós-operatório e resultados

Esse procedimento tem um pós-operatório rápido e tranquilo, permitindo que o paciente retorne às atividades normais em aproximadamente uma semana. Porém, para que resultados melhores sejam alcançados, o paciente deve seguir todas as orientações que forem dadas pelo médico.

Os resultados da ritidectomia podem ser vistos, em geral, cerca de seis meses após a cirurgia, período necessário para que haja o assentamento das estruturas modificadas, cicatrização da incisão cirúrgica e redução do inchaço e edemas cirúrgicos. Mas é bom lembrar que, esse período varia de pessoa para pessoa.

Ressaltamos que a indicação da cirurgia só pode ser feita após uma avaliação inicial com o cirurgião plástico. Isso porque cada paciente possui características físicas específicas e, para oferecer o resultado mais harmonioso possível, o cirurgião plástico analisa as necessidades do paciente de forma individual.

Se quiser saber mais sobre o procedimento ou agendar um horário, entre em contato com a gente!

Comentários Fechados