Cuidados necessários com o sol no pós-operatório

 

A exposição solar é uma das principais vilãs no processo pós-operatório. Saiba como se proteger para não prejudicar o resultado da cirurgia.

 

Uma das principais dúvidas após uma cirurgia é: quando a exposição ao sol no pós-operatório é permitida? Essa questão ocorre porque o sol pode levar ao escurecimento das cicatrizes da pele. Além disso, as altas exposições solares também podem gerar mais inchaço e latejamento devido a vasodilatação sanguínea.

Antes de falarmos sobre os cuidados necessários após uma cirurgia, é necessário entender como funciona o processo de cicatrização. Ele se trata de uma reparação natural de tecidos orgânicos lesados.

Tanto a cicatriz quanto a cicatrização dependem de diferentes fatores, como, a profundidade, o tipo de trauma, a localização da lesão, a idade do paciente e o momento hormonal, esses fatos sempre variam porque o organismo de cada pessoa funciona de uma forma.

Outro aspecto importante é que nem sempre a cicatrização ocorre como o esperado, e podem aparecer as cicatrizes hipertróficas e os queloides. Por isso é essencial não se expor ao sol diretamente de 30 a 90 dias após a cirurgia. Como já dito, as cicatrizes podem escurecer e as equimoses, aquelas manchas roxas da lipoaspiração ou da própria cirurgia vão ficar com aspecto de tatuagem com a ação do sol.

Isso acontece porque o ferro presente no sangue concentra-se nas equimoses e com a ação do sol marcando a pele, ele se fixa como uma tatuagem.

No pós-cirúrgico a pele fica ainda mais sensível do que já é porque está se recuperando da cirurgia, e os raios ultravioleta podem atuar de forma prejudicial, dificultando a recuperação completa e interferindo na pigmentação da epiderme.

O processo de cicatrização varia de acordo com cada organismo e com a operação feita também, mas normalmente a exposição solar retarda esse processo. Quanto mais a pessoa expor o ferimento ao sol, mais demorada poderá ser a recuperação.

 

Cuidados após cirurgia

É preciso prestar atenção em alguns cuidados, cada cirurgia exige um tempo necessário onde o paciente não pode se expor ao sol, pelo risco de comprometer o resultado da cirurgia, esse tempo depende muito do procedimento escolhido e das características da pele do paciente.

Logo nas primeiras semanas após o procedimento, enquanto ao redor da incisão cirúrgica estiver inchada e com hematomas, o recomendado é não se expor nem com protetor ou coberto com roupa. O período mínimo ideal para evitar completamente a exposição é de 30 dias.

Após desinchar, o ideal é não tomar sol direto na cicatriz até que ela amadureça, isso acontece quando ela passa de vermelha para cor da pele e pode variar de acordo com cada organismo, levando de 1 até 2 anos. Nessas situações, caso precise muito se expor, cubra a cicatriz com protetor solar e a roupa por cima.

Existem alguns pontos fundamentais para uma boa cicatrização:

  • Não coce: A sensação de desconforto, coceira e fisgado é natural e vai diminuindo com o tempo. É essencial não coçar para não agredir a cicatriz com arranhaduras.
  • Hidrate a pele: Hidratar a pele com creme ou loção hidratante ajuda a aliviar o desconforto e as coceiras, mas é essencial conversar com o médico especialista antes.
  • Filtro solar: Sempre que possível, as cicatrizes devem ser cobertas com fita de micropore para evitar a incidência direta do sol, o ideal é o uso de protetor solar.
  • Cuidado com banhos de piscina e mar: Para evitar uma possível contaminação das incisões cirúrgicas é necessário tomar muito cuidado com banhos de piscina e mar, e enquanto as incisões não estiverem bem cicatrizadas, não é recomendado banhos de imersão.

E a dica mais importante é sempre seguir todas as orientações médicas, como tomar corretamente a medicação e repousar no período indicado, além de outras dicas que só ele pode passar para evitar complicações pós-cirúrgicas

É muito importante esclarecer todas as dúvidas com seu médico sobre o pós-operatório. Tenha tudo bem definido, e não tenha vergonha de fazer muitas perguntas para saber como se cuidar e proteger as cicatrizes.

Siga à risca todas as orientações para que o resultado esteja dentro do esperado e atenda às suas expectativas! Se ainda ficar alguma dúvida sobre o assunto, você pode ficar à vontade para marcar uma consulta e conversar mais sobre o assunto.

Comentários Fechados