AREOLOPLASTIA: CONHEÇA A CIRURGIA QUE CORRIGE AS ARÉOLAS DOS SEIOS
Essa cirurgia plástica tem o objetivo de deixar a aréola mais proporcional e harmoniosa ao tamanho da mama. Saiba como ela é feita!
Muitas pessoas não sabem, mas as aréolas, ou auréolas dos seios, como também são conhecidas, podem apresentar características diferentes em relação ao tamanho. Existem vários problemas que podem afetar as aréolas, desde o tamanho até assimetrias desproporcionais.
Mamilos muito grandes, invertidos ou aréolas grandes podem acarretar grande incômodo e abalar a autoestima feminina. E a cirurgia de aréola pode resolver todas essas questões e garantir benefícios para a mulher. Mas antes de saber todas as vantagens desse procedimento, você precisa entender o que é a areoplastia e como ela é feita.
O que é areoloplastia
A areoloplastia é uma cirurgia plástica que tem como objetivo reconstruir as aréolas dos seios. Geralmente, ela é feita para reduzir o tamanho de aréolas grandes mas também pode alterar o seu formato e deixar ela mais simétrica e proporcional.
O procedimento pode ser realizado de forma isolada ou combinado com outras cirurgias de mamoplastia. Existem diversos problemas estéticos relacionados a aréolas e que podem ser resolvidos na cirurgia, os principais são: o tamanho desproporcional, assimetria das aréolas, reconstrução das aréolas e correção dos mamilos.
A cirurgia pode ser feita por quem se incomoda com o tamanho ou formato da aréola da mama, e por mulheres que querem reconstruir os seios após a mastectomia. Menores de idade, a partir dos 16 anos, só podem realizar o procedimento com a autorização dos pais ou responsáveis.
Independentemente do que você queira fazer, é fundamental passar em uma avaliação com um cirurgião plástico especialista para receber indicação médica.
Como é feita a cirurgia
A técnica vai depender da queixa apresentada, como mamilos muito compridos, muito largos ou bastante projetados, aréolas grandes e/ou desproporcionais ao tamanho da mama, e muitos podem apresentar ainda, mais de uma dessas queixas.
Caso a paciente se incomode apenas com a aparência da aréola grande, ou queira aumentar as mamas com próteses, ela pode fazer somente a areoloplastia ou incluí-la na sua cirurgia de aumento.
Geralmente, o procedimento é realizado através de duas pequenas incisões circulares na base da aréola, com o objetivo de remover um anel de tecido excedente. Dessa forma, a aréola redesenhada é fixada no centro da mama.
A cicatriz resultante permanece circular ao redor da aréola reduzida, ficando camuflada. Outras cicatrizes podem aparecer dependendo da associação do procedimento com outras técnicas como mastopexia, por exemplo.
Já as técnicas de correção cirúrgica do mamilo são múltiplas, variando com a queixa do paciente, e costumam evoluir sem cicatriz aparente, devido ao caráter favorável da região.
Pós-operatório
Seguindo as orientações do pós-operatório, como evitar tabagismo e se expor ao sol, a cicatrização tem tudo para ficar imperceptível. A recuperação é tranquila, alguns dias depois a paciente pode voltar às suas atividades de rotina, mas não tem um prazo exato porque cada caso é individual.
O uso do sutiã cirúrgico é obrigatório, e deve-se tomar muito cuidado com os traumas nessas regiões, evitando pegar peso e pausando os exercícios físicos intensos pelo período solicitado.
A diferença pode ser percebida imediatamente, apesar de serem necessários alguns meses até a cicatrização completa e diminuição do inchaço para ver os resultados planejados.
O antes e depois da redução da aréola, ou areoloplastia, tem resultados transformadores. As aréolas grandes ficam menores, com o formato arredondado. E os tamanhos desproporcionais ficam centralizados e bem proporcionais ao tamanho dos seios.
É claro que para ter esses resultados, é essencial ter um especialista com experiência comprovada e que garanta toda sua segurança durante o procedimento. Por isso, se você estiver interessada ou quiser saber mais sobre esse ou outros procedimentos, agende uma consulta!