É comum ter dúvidas e preocupações antes de fazer uma cirurgia, e por isso que os exames pré-operatórios são tão importantes, garantindo a segurança do paciente.
Está pensando em fazer uma cirurgia, mas está preocupado com os riscos? Saiba que isso é comum e muitas pessoas já passaram pela experiência de se preocupar sobre a cirurgia e os riscos envolvidos.
É por isso que todo procedimento exige alguns cuidados fundamentais para que o paciente fique bem antes, durante e após a operação. O estado geral de saúde do paciente também deve ser tratado com prioridade, por isso realizar um check-up com os exames solicitados é necessário.
Os exames pré-operatórios são como um guia para que o cirurgião possa conhecer melhor o histórico do paciente e assim realizar os ajustes necessários para garantir o sucesso e principalmente a segurança durante a intervenção. Para saber mais sobre a importância desses exames, continue a leitura!
A importância de fazer os exames pré-operatórios
Fazer esses exames é essencial para que seja avaliada a melhor forma de conduzir a intervenção de uma maneira segura e precisa. E principalmente, para atingir os objetivos e eliminar os riscos, assim, preservando a saúde e o bem-estar do paciente.
Na primeira consulta antes da cirurgia, o médico levanta o histórico do paciente, procurando possíveis problemas de saúde que podem gerar complicações e comprometer a segurança da intervenção. Com essas informações, o cirurgião recomenda, então, a realização dos exames que forem importantes e necessários para o procedimento.
Após a confirmação da operação, o médico passa as principais instruções para a preparação do paciente. Nessa parte, é fundamental que todas as recomendações sejam seguidas à risca, para que a cirurgia seja segura e bem-sucedida. Além de ser fundamental que o paciente esteja nas melhores condições de saúde possíveis, tanto físicas quanto emocionais para o procedimento.
Porque fazer todos os exames
O sucesso de um procedimento não está relacionado apenas na capacidade e habilidade dos enfermeiros e médicos. O planejamento e o preparo do paciente também são fatores essenciais e que oferecem todo o apoio para a atuação dos profissionais.
Dessa forma, os exames pré-operatórios são a melhor forma de compreender o quadro de saúde e avaliar os riscos da cirurgia.
Após a realização dos exames, quando o resultado for obtido, dependendo do resultado, a cirurgia poderá ser agendada, sendo que pode haver necessidade de o paciente ficar internado por alguns dias ou que faça mais algumas consultas.
Se quiser saber mais sobre os exames pré-operatórios ou outros assuntos, sinta-se à vontade para entrar em contato com o Dr. Esaú.