Entenda como é feita a mamoplastia e quais são as diferenças de cada tipo
Muito procurada por mulheres de várias idades e com motivações diferentes, a mamoplastia pode ter muitos objetivos como: diminuir, aumentar, mudar o formato ou levantar as mamas, proporcionando uma silhueta e harmonia corporal.
As técnicas para o procedimento vão variar de acordo com cada propósito, e por isso é importante entender um pouco de cada uma delas antes de escolher a opção que melhor atenda às suas necessidades.
A cirurgia é segura, e raramente apresenta complicações, mas ainda assim, é normal que as pacientes tenham dúvidas sobre o que elas devem considerar normal e o que não podem fazer depois que se submetem ao procedimento.
Vamos conhecer agora as diferenças de cada técnica e o que cada uma das mamoplastias oferece.
Tipos de mamoplastia
Mamoplastia de aumento: Esse procedimento consiste no aumento ou reestruturação das mamas por meio de implantes de silicone. É indicada para mulheres que desejam dar volume aos seios por motivos como mamas pequenas ou pouco desenvolvidas.
O procedimento também ajuda em casos de pacientes que tiveram alteração nas mamas devido a gravidez, perda de peso considerável, assimetria (mamas de tamanhos diferentes) e perda das mamas decorrentes de um câncer.
Geralmente, é feito um pequeno corte nos dois seios em torno da aréola, e na parte inferior da mama ou mesmo na axila por onde será introduzido o silicone que faz aumentar o seu volume. A escolha da prótese é feita levando em consideração as expectativas da paciente e a avaliação do cirurgião plástico.
Mamoplastia redutora: Tem a finalidade de reduzir o tamanho das mamas. Além de retirar o excesso de pele e tecido mamário deixando-as com um aspecto simétrico.
A mamoplastia redutora consiste na redução de mamas que excedem o tamanho e peso suportável pelo tórax e conjunto corporal. O procedimento também pode ajudar pacientes que tenham problemas de flacidez e ptose mamária (seios caídos).
No geral, a cirurgia é feita por mulheres que devido ao grande volume dos seios, desenvolveram problemas como dores na coluna, ombros e pescoço. Além de ter sua autoestima prejudicada pelo fato de não conseguirem realizar determinadas atividades físicas como caminhadas e a prática de esportes.
Lifting de mamas ou Mastopexia: Esse procedimento consiste em elevar as mamas que sofrem com o caimento (ptose mamária) e flacidez. Dessa forma, seu objetivo é reverter o processo de caimento dos seios, dando a eles um aspecto mais natural e jovial.
É indicado para mulheres que possuem mamas flácidas, caídas e assimétricas (seios de tamanhos diferentes) em decorrência do envelhecimento, perda de peso e gestação.
Nesse procedimento é retirado o excesso de pele e de musculatura, e o volume é remodelado, deixando a mama mais jovem, empinada, dando a sensação de maior volume, pois os tecidos e musculaturas que a escondiam são extraídos.
É importante lembrar que a realização da mastopexia pode ser feita com ou sem a aplicação de próteses de silicone.
Reconstrução da mama: A mastectomia é um procedimento cirúrgico que faz a retirada total ou parcial de uma ou ambas as mamas. É geralmente indicada para tratar pessoas com câncer.
Após a realização de qualquer tipo de mastectomia, pode ser necessária uma cirurgia de reconstrução da mama para recuperar a forma natural dos seios.
Em alguns casos de câncer, pode ser necessário esperar um tempo até a cicatrização total ou após a realização de exames para confirmar a remoção completa das células malignas. A reconstrução da mama devolve a mulher toda sua autoestima e confiança que foram perdidas.
Pós-operatório
Depois da mamoplastia, a incisão deve permanecer fechada. A região estará inchada, mas ainda assim não deve haver abertura dos pontos, se isso acontecer, é preciso procurar um médico imediatamente.
Porém, é importante saber que a abertura da incisão é muito rara, na verdade, ela pode acontecer quando a própria paciente não respeita as recomendações médicas. Por isso, é fundamental prestar atenção no que seu especialista disser já que as recomendações podem mudar de acordo com cada caso.
Vale ressaltar, que com o tempo os seios podem sofrer algumas alterações devido ao envelhecimento e a gravidade, fatores naturais do ser humano. Dessa forma, para uma mulher manter os resultados é indicado que a paciente leve uma vida saudável, mantendo uma boa alimentação, peso regular e a prática de exercícios físicos.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os tipos de mamoplastia? Para saber qual procedimento escolher ou qual é o mais indicado para você, é importante fazer uma avaliação com um cirurgião plástico. Para mais informações, fique à vontade para marcar sua consulta!