COMO É FEITA A RINOPLASTIA E QUAIS SÃO OS CUIDADOS NECESSÁRIOS


Essa cirurgia é muito procurada por quem busca remodelar o nariz, entenda como é realizado todo o procedimento.

A cirurgia de rinoplastia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo remodelar o formato do nariz. É uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil e no mundo, e seus resultados proporcionam harmonização facial e aumento da autoestima do indivíduo. 

Ela é indicada para pacientes que se sentem insatisfeitos com o tamanho, formato ou aspecto do órgão olfativo. Além dessa aplicação estética, a realização da rinoplastia também é recomendada para correção de anormalidades estruturais que comprometem a funcionalidade do nariz, prejudicando a respiração ou o olfato. 

Seja por fins estéticos ou funcionais, a cirurgia promove qualidade de vida ao paciente e pode ser associada a procedimentos complementares, como correção do septo nasal ou retirada de carne esponjosa. 

Pré-operatório 

A preparação para a rinoplastia envolve a realização de alguns exames que buscam identificar possíveis fatores de risco e condições clínicas que podem interferir no momento da cirurgia. 

Geralmente são pedidos exames de sangue e avaliações cardiológicas e anestesiológicas, além da avaliação do próprio cirurgião plástico. Exames de tomografia, ressonância magnética e raio x, também podem ser solicitados. Porém, todos os exames variam de acordo com cada caso.  

Como é feito o procedimento 

A cirurgia plástica de nariz pode ser feita por meio de duas técnicas: a exorrinoplastia (técnica aberta) e a rinoplastia endonasal (técnica fechada). O primeiro tipo é mais indicado para os casos em que há necessidade de muitas alterações estruturais, e consiste na realização de incisões que possibilitam o levantamento da pele da cartilagem e do osso do nariz, permitindo ao cirurgião examinar e ajustar toda a estrutura com clareza. 

Já a técnica endonasal, é feita por meio de pequenas incisões que permitem ao cirurgião acessar a cartilagem e o osso da região para remodelagem do nariz. Este método não deixa nenhuma cicatriz aparente e, caso não ocorra nenhuma intercorrência, o paciente tem alta no mesmo dia da cirurgia. Ambos os procedimentos podem ser aplicados somente com sedação ou com anestesia geral, de acordo com as características clínicas e histórico de cada paciente. 

Recuperação cirúrgica 

Por ser uma região delicada e repleta de pequenos vasos, o nariz demanda maiores cuidados após a realização da rinoplastia. Há um edema acentuado nos primeiros dias depois da cirurgia, exigindo que o paciente durma com a cabeceira da cama elevada e aplique compressas frias no rosto. Também podem surgir manchas roxas ao redor dos olhos, que desaparecem em poucos dias. 

O paciente também deve se atentar à proteção solar, já que as manchas, com a ação da luz solar, podem levar a formação de olheiras. Em algumas técnicas da rinoplastia é necessário usar um tampão nasal, que tem como função impedir a formação de bridas nasais. Esse tampão deve permanecer por alguns dias, de acordo com a recomendação do cirurgião.

Para evitar complicações, é essencial seguir à risca as recomendações médicas, o que inclui o uso correto dos medicamentos prescritos, além de repouso absoluto na primeira semana. Os cuidados com o curativo devem ser feitos conforme orientação do especialista. 

O resultado definitivo da rinoplastia pode demorar um pouco porque é preciso esperar a cicatrização se completar e todos os tecidos alterados se acomodarem devidamente. Quando a cirurgia plástica de nariz for realizada em associação a outros procedimentos, como correção de desvio de septo, a recuperação pode ser ligeiramente diferente. 

Muitos se preocupam com as possíveis cicatrizes, mas ela depende da técnica utilizada. Na rinoplastia aberta, a cicatriz é externa, mas visível apenas entre as narinas, e a rinoplastia fechada não resulta em cicatriz visível. 

Para saber mais sobre a rinoplastia e outros procedimentos cirúrgicos, entre em contato e agende uma consulta!

Comentários Fechados