Com a palavra: o Anestesista


(Drº Felipe Thryso, anestesista da clínica do DrºEsaú)

O propósito da anestesia é produzir um estado de inconsciência e de ausência de dor para possibilitar atuação do cirurgião.

O anestesista é um especialista formado após 6 anos de faculdade de medicina e 3 anos de residência médica em anestesiologia. Muitas vezes, acrescenta-se mestrado, doutorado e títulos superiores em anestesiologia. O profissional é responsável pelo cuidado perioperatório do paciente, protegendo sua vida durante o ato cirúrgico.

Manter a qualidade e segurança do paciente necessita da avaliação de seu estado clínico, do tipo de cirurgia proposto e, ainda, do local onde ocorrerá a cirurgia.

Na avaliação pré-operatória são estabelecidos, pela equipe composta pelo cirurgião e anestesista, os critérios de segurança, individualizando cada procedimento e paciente. 

Existem muitas variações na anestesia, divididas em 2 grandes grupos: as anestesias gerais e os bloqueios. A anestesia geral é realizada com a infusão de medicamentos na veia do paciente e controle da ventilação de modo artificial para proteção das vias aéreas. Os bloqueios realizados principalmente no neuroeixo (coluna), são selecionados para redução de dor pós-operatória e, algumas vezes, como combinação com a anestesia geral.

Todos os tipos de anestesia são muito seguros e tornam a possibilidade de realização de cirurgias estéticas uma rotina na nossa sociedade atual.

Comentários Fechados